terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aula 3. Cultura e Diversidade na Contemporaneidade

São Paulo, 15 de setembro de 2010

Parte1. Construção da Identidade

(...) a identidade social é um conjunto relativamente estável de percepções sobre quem somos em relação a nós mesmos, aos outros e aos sistemas sociais. (...) é socialmente construída, no sentido de ser moldada através da interação com outras pessoas e por utilizar materiais sociais sob a forma de imagens e ideias culturais. Como acontece com a socialização em geral, é claro, o indivíduo não é um participante passivo desse processo, e pode exercer uma influência muito forte sobre a maneira como o processo e suas conseqüências se desenvolvem (Ribeiro).




São Paulo, 22 de setembro de 2010

Parte2. Tradições Africanas


De acordo com historiadores, a prática da circuncisão é um costume muito antigo que teria nascido no continente africano há mais de cinco mil anos. A intervenção cirúrgica é justificada pela mitologia e por algumas religiões como podemos perceber com o trecho a seguir:

E a aliança que eu faço com vocês e com seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem todos os homens. Circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês. Quando completarem oito dias, todos os meninos de cada geração serão circuncidados; também os escravos nascidos em casa ou comprados de estrangeiros, que não sejam da raça de vocês (Gênesis, XVII, 10-11 apud CHEBEL). 





Embora adotada marcadamente pelas justicativas acima, a prática cultural da circuncisão, ainda que chocante para muitos - sendo considerada inclusive violação dos direitos humanos por alguns -, tem se extendido pela Europa e pelos Estados Unidos também, por preocupação com higiêne, de adorco com o antropólogo e psicanalista Chebel. Além disso, um estudo - sem evidências suficientes - da Universidade Johns Hopkins (EUA), divulgado recentemente, estimula a prática pois argumenta que "a circuncisão diminui em até 60% o risco de contrair o vírus da Aids" e reduziu "a contaminação por HPV (30%) e por herpes (25%)." na Unganda (Folha Online apud Equipe Voluntária).



Nenhum comentário:

Postar um comentário